Alunos do 5º Ano A desenvolvem projeto sobre saúde mental e depressão
AUTORA
Professora Andreia Valentim, quinto ano A
Iniciativa lúdica e acolhedora promove conscientização sobre a importância do cuidado emocional e da empatia.
Os alunos do 5º Ano A, da Escola Municipal Professora Rosa Collete da Rocha Leite, sob regência da professora Andreia Valentim, desenvolveram o projeto “Sentir, Conversar e Cuidar: Educação Emocional sobre Depressão e a Saúde Mental no 5º Ano A”.
A proposta teve como objetivo abordar, de forma lúdica e cuidadosa, a temática da depressão e da saúde mental, promovendo a compreensão do que é essa condição, seus sinais e a importância de pedir ajuda.
Durante as atividades, os estudantes participaram de rodas de conversa, assistiram a vídeos aulas especiais- https://arede.info/vamos-ler-aulas/492817/depressao-vamos-ler-e-imm-detalham-importancia-do-assunto?d=1
https://arede.info/vamos-ler-aulas/519324/vamos-ler-e-imm-abordam-a-inteligencia-emocional?d=1, produziram histórias em quadrinhos, desenhos e mensagens, além de interagir com a psicóloga Rebeca Ferreira, que respondeu às perguntas da turma e trouxe dicas práticas de autocuidado. A profissional também conduziu a dinâmica, incentivando os alunos a se expressarem por meio da escrita e refletirem sobre o valor de serem eles mesmos para alcançar a felicidade.
Realizaram a construção de murais temáticos, debates guiados sobre a diferença entre tristeza passageira e depressão, apresentação de dados oficiais do Ministério da Saúde e momentos de relaxamento baseados em videoaulas sobre inteligência emocional. Em sintonia com o Setembro Amarelo, os alunos confeccionaram mensagens de apoio, fixaram balões amarelos nos portões das casas com as palavras de acolhimento à comunidade.
A iniciativa buscou desenvolver empatia, linguagem acolhedora, habilidades socioemocionais e valorização da escuta entre os estudantes. Segundo a professora Andreia Valentim, “a educação emocional é uma ferramenta fundamental para sensibilizar os alunos, combater o estigma e fortalecer a capacidade de reconhecer e verbalizar emoções”.
Uma mensagem que fica
A experiência mostrou que falar sobre saúde mental desde cedo é essencial para formar cidadãos mais conscientes e empáticos. A mensagem que o projeto deixa é clara: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho — sempre há alguém pronto para ouvir e apoiar.
Professora Andreia Valentim, quinto ano A
Iniciativa lúdica e acolhedora promove conscientização sobre a importância do cuidado emocional e da empatia.
Os alunos do 5º Ano A, da Escola Municipal Professora Rosa Collete da Rocha Leite, sob regência da professora Andreia Valentim, desenvolveram o projeto “Sentir, Conversar e Cuidar: Educação Emocional sobre Depressão e a Saúde Mental no 5º Ano A”.
A proposta teve como objetivo abordar, de forma lúdica e cuidadosa, a temática da depressão e da saúde mental, promovendo a compreensão do que é essa condição, seus sinais e a importância de pedir ajuda.
Durante as atividades, os estudantes participaram de rodas de conversa, assistiram a vídeos aulas especiais- https://arede.info/vamos-ler-aulas/492817/depressao-vamos-ler-e-imm-detalham-importancia-do-assunto?d=1
https://arede.info/vamos-ler-aulas/519324/vamos-ler-e-imm-abordam-a-inteligencia-emocional?d=1, produziram histórias em quadrinhos, desenhos e mensagens, além de interagir com a psicóloga Rebeca Ferreira, que respondeu às perguntas da turma e trouxe dicas práticas de autocuidado. A profissional também conduziu a dinâmica, incentivando os alunos a se expressarem por meio da escrita e refletirem sobre o valor de serem eles mesmos para alcançar a felicidade.
Realizaram a construção de murais temáticos, debates guiados sobre a diferença entre tristeza passageira e depressão, apresentação de dados oficiais do Ministério da Saúde e momentos de relaxamento baseados em videoaulas sobre inteligência emocional. Em sintonia com o Setembro Amarelo, os alunos confeccionaram mensagens de apoio, fixaram balões amarelos nos portões das casas com as palavras de acolhimento à comunidade.
A iniciativa buscou desenvolver empatia, linguagem acolhedora, habilidades socioemocionais e valorização da escuta entre os estudantes. Segundo a professora Andreia Valentim, “a educação emocional é uma ferramenta fundamental para sensibilizar os alunos, combater o estigma e fortalecer a capacidade de reconhecer e verbalizar emoções”.
Uma mensagem que fica
A experiência mostrou que falar sobre saúde mental desde cedo é essencial para formar cidadãos mais conscientes e empáticos. A mensagem que o projeto deixa é clara: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, e ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho — sempre há alguém pronto para ouvir e apoiar.
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Sophia Ertel com o Palhaço Siricutico no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus ( cidade alta). |
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