Notícia – Jornal Impresso x Jornal Digital
AUTORA
Professora Andreia Valentim, quinto ano A
Na aula, trabalhamos o tema “Notícia: Jornal Impresso x Jornal Digital”, buscando compreender as diferenças, semelhanças e impactos de cada formato na sociedade contemporânea. E os objetivos são: compreender o gênero textual "notícia", identificar as diferenças entre jornal impresso e jornal digital, reconhecer as partes que compõem uma notícia/jornal, visitar a Secretaria de Comunicação do município para conhecer como os jornalistas in loco trabalham, realizar uma entrevista com a jornalista responsável. Iniciamos com a apresentação de uma vídeo-aula https://arede.info/vamos-ler-aulas/376270/jornal-da-manha-conheca-mais-sobre-o-jm-e-como-trabalhar-com-este-impresso, destacando a importância do jornal impresso bem como as características de cada formato. Em seguida, analisamos exemplos reais de notícias nos dois formatos, observando linguagem, layout, acessibilidade e confiabilidade das fontes. Ainda acessamos o site da prefeitura municipal apresentando as informações e o layout da página https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/
Destacamos que o jornal impresso mantém uma estrutura tradicional e formal, enquanto o jornal digital aposta na agilidade, interatividade e atualização constante. Acessamos o site da Prefeitura de Jaguariaíva para conhecer sua página de notícias. Utilizando um jornal impresso, os alunos identificaram as partes principais de uma notícia: título (manchete), lide, corpo da notícia, imagem/foto e fonte. Como atividade prática, cada aluno selecionou uma notícia do jornal impresso e reescreveu suas partes principais de maneira clara e objetiva. Posteriormente, criarão uma notícia sobre um acontecimento da escola. Para revisar o conteúdo de forma divertida, foi utilizado um QUIZZ interativo https://quizizz.com/join?gc=52487828 criado pela professora.
A turma participou com entusiasmo, levantando questões sobre credibilidade, fake news e o futuro do jornalismo, bem como se os mesmos acessam notícias na TV, sites, apps ou rádio. Como conclusão, refletimos que tanto o jornal impresso quanto o digital têm grande valor: o primeiro pela profundidade e tradição, e o segundo pela rapidez e alcance.
Finalizaremos o projeto com uma entrevista especial com uma jornalista da Secretaria de Comunicação do município— em breve teremos novidades!
Professora Andreia Valentim, quinto ano A
Na aula, trabalhamos o tema “Notícia: Jornal Impresso x Jornal Digital”, buscando compreender as diferenças, semelhanças e impactos de cada formato na sociedade contemporânea. E os objetivos são: compreender o gênero textual "notícia", identificar as diferenças entre jornal impresso e jornal digital, reconhecer as partes que compõem uma notícia/jornal, visitar a Secretaria de Comunicação do município para conhecer como os jornalistas in loco trabalham, realizar uma entrevista com a jornalista responsável. Iniciamos com a apresentação de uma vídeo-aula https://arede.info/vamos-ler-aulas/376270/jornal-da-manha-conheca-mais-sobre-o-jm-e-como-trabalhar-com-este-impresso, destacando a importância do jornal impresso bem como as características de cada formato. Em seguida, analisamos exemplos reais de notícias nos dois formatos, observando linguagem, layout, acessibilidade e confiabilidade das fontes. Ainda acessamos o site da prefeitura municipal apresentando as informações e o layout da página https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/
Destacamos que o jornal impresso mantém uma estrutura tradicional e formal, enquanto o jornal digital aposta na agilidade, interatividade e atualização constante. Acessamos o site da Prefeitura de Jaguariaíva para conhecer sua página de notícias. Utilizando um jornal impresso, os alunos identificaram as partes principais de uma notícia: título (manchete), lide, corpo da notícia, imagem/foto e fonte. Como atividade prática, cada aluno selecionou uma notícia do jornal impresso e reescreveu suas partes principais de maneira clara e objetiva. Posteriormente, criarão uma notícia sobre um acontecimento da escola. Para revisar o conteúdo de forma divertida, foi utilizado um QUIZZ interativo https://quizizz.com/join?gc=52487828 criado pela professora.
A turma participou com entusiasmo, levantando questões sobre credibilidade, fake news e o futuro do jornalismo, bem como se os mesmos acessam notícias na TV, sites, apps ou rádio. Como conclusão, refletimos que tanto o jornal impresso quanto o digital têm grande valor: o primeiro pela profundidade e tradição, e o segundo pela rapidez e alcance.
Finalizaremos o projeto com uma entrevista especial com uma jornalista da Secretaria de Comunicação do município— em breve teremos novidades!
Comentários
Postar um comentário