Alunos do 5º ano B da escola Municipal Prof.ª Rosa M. Collete realizaram atividades sobre o incentivo à leitura
AUTORA
Professora Elisangela Araujo, 5º ano B.
Durante as atividades realizadas nos dias 14 e 17 de abril, os alunos do 5º B, da Escola Municipal Prof.ª Rosa Collete, em Jaguariaíva realizaram um trabalho para incentivar a leitura e o interesse pelos livros.
A professora levou para sala de aula uma imagem de Monteiro Lobato e a imagem de alguns de seus livros, os alunos observaram e comentaram entre si, ora curiosos sobre o que notavam, sem interferência do professor.
Após a conversa sobre as imagens a professora mostrou alguns livros de Monteiro Lobato e cada aluno escolheu um livro para ler, mas antes da leitura a professora solicitou que informassem as características possíveis de saber apenas ao olhar a foto da capa.
Com isso foi lida a biografia de Monteiro Lobato, e foram destacadas as principais características do gênero biografia. Em seguida foi oferecido um texto sobre o mesmo personagem, porém autobiográfico. O desafio era descobrir as diferenças entre os textos e justificando suas respostas.
Feitas as devidas colocações sobre biografia e autobiografia, foi proposto que cada aluno criasse sua autobiografia, para isso criamos um roteiro coletivo.
Para finalizar, os alunos escreveram e ilustraram suas autobiografias e as produções foram transformadas em um livreto.
Ao concluir as atividades a professora ressaltou a importância da leitura para estimular a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.
Professora Elisangela Araujo, 5º ano B.
Durante as atividades realizadas nos dias 14 e 17 de abril, os alunos do 5º B, da Escola Municipal Prof.ª Rosa Collete, em Jaguariaíva realizaram um trabalho para incentivar a leitura e o interesse pelos livros.
A professora levou para sala de aula uma imagem de Monteiro Lobato e a imagem de alguns de seus livros, os alunos observaram e comentaram entre si, ora curiosos sobre o que notavam, sem interferência do professor.
Após a conversa sobre as imagens a professora mostrou alguns livros de Monteiro Lobato e cada aluno escolheu um livro para ler, mas antes da leitura a professora solicitou que informassem as características possíveis de saber apenas ao olhar a foto da capa.
Com isso foi lida a biografia de Monteiro Lobato, e foram destacadas as principais características do gênero biografia. Em seguida foi oferecido um texto sobre o mesmo personagem, porém autobiográfico. O desafio era descobrir as diferenças entre os textos e justificando suas respostas.
Feitas as devidas colocações sobre biografia e autobiografia, foi proposto que cada aluno criasse sua autobiografia, para isso criamos um roteiro coletivo.
Para finalizar, os alunos escreveram e ilustraram suas autobiografias e as produções foram transformadas em um livreto.
Ao concluir as atividades a professora ressaltou a importância da leitura para estimular a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.
Comentários
Postar um comentário